
O Concurso que Preparou o Rio de Janeiro para Receber o Maior Evento Esportivo do Planeta
A região portuária da cidade do Rio de Janeiro sofreu inúmeras transformações para os jogos olímpicos do Brasil. O objetivo do concurso Porto Olímpico 2016, foi pensar na maneira que as obras poderiam ser utilizadas depois dos jogos.
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro promoveu esse concurso em 2011, por meio do Instituto Pereira Passos e a organização ficou a cargo do Instituto de Arquitetos do Brasil,(IAB), com o apoio do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016.
Arquitetos do Brasil inteiro participaram do concurso e todos os trabalhos foram reunidos no livro “Porto Olímpico do Rio de Janeiro”.
O arquiteto e urbanista André Miliauskas, juntamente com outros arquitetos, elaboraram um projeto para o Porto Olímpico, onde propuseram edifícios para hospedagem que se transformariam em edifícios residênciais depois dos jogos, além de salas comerciais em suas três torres.
Nesse projeto abrigaria também um centro de convenções e área de lazer. Um quarto bloco horizontal composto de um pavimento térreo, superior e enterrado, seria construído para o Espaço de Exposições.