Arquitetura Interna da OCA

OCA   Essa sequência de fotos tem a finalidade de mostrar um pouco da arquitetura interna da OCA. Com as suas linhas sinuosas, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez é um “monumento” por dentro e por fora. Ao caminhar pela OCA, o visitante terá a oportunidade de observar o projeto arrojado de Oscar Niemeyer.      …

O Toque Aveludado da Planta Orelha de Lebre

A Orelha de Lebre Atinge a Altura de 30 cm   Originária da Turquia, a planta orelha de lebre, cresce nas regiões de encostas rochosas e pode ser encontrada também nas montanhas do Cáucaso. A orelha de lebre leva o nome científico de Stachys byzantina.   Foto: Lilian Miliauskas- SP – (Planta orelha de lebre)…

Edifício Berrini 500

Edifício Berrini O Edifício comercial Berrini 500, localizado na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, zona sul da cidade de São Paulo, é um projeto de autoria do arquiteto Ruy Ohtake. Com uma arquitetura arrojada, esse prédio que possui ondulações na fachada, tornou-se um dos cartões postais da região. A área construída do empreendimento é composta…

A Versatilidade da Calliandra no Paisagismo

Diz a Lenda que o Florescer da Calliandra é um Prenúncio de Chuva   A Calliandra é um arbusto lenhoso muito ramificado, popularmente conhecida como esponjinha, formada por folhas compostas e com florescimento vistoso. Nativa do Brasil, essa planta atinge a altura de 1 a 2 metros.   Foto: Lilian Miliauskas- SP – (Calliandra)  …

As Idéias Construtivistas e Audaciosas de Ludwig Mies Van Der Rohe

Ludwig Mies Van Der Rohe é Conhecido Pelas Famosas Frases, “Less is More” (“Menos é Mais”) e “God is in the Details” (“Deus Está nos Detalhes”)   O arquiteto Ludwig Mies Van Der Rohe é um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial do século XX. De origem alemã, Mies Van Der Rohe, nasceu em…

As Folhas Verdes e Acinzentadas da Agave-Dragão

Agave-Dragão é Perfeita para Jardins Tropicais e Geométricos   A Agave attenuata, conhecida popularmente por Agave-Dragão ou Tromba de Elefante é uma planta perene semilenhosa de caule curto e ereto. As folhas largo-lanceoladas têm uma cor verde acinzentada, suculenta, cerosa, densa e em formato de roseta.   (Agave-Dragão)   Originária do México a Agave-Dragão pode…

Arquitetura de Kengo Kuma Induz a Contemplação

“Aquilo que se deve determinar não é tanto uma forma quanto as dimensões mais apropriadas.” (Kengo Kuma)

 

O arquiteto Kengo Kuma nasceu em 1954, na cidade de Kanagawa, no Japão. Formou-se arquiteto na Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio. Durante alguns anos, foi estudar em Nova York, na Columbia University, tornando-se então um aficionado em progresso e tecnologia.

O Espaço das Emoções de Dominique Perrault

O Fenômeno da Intervenção é mais Inclusão do que Exclusão

O arquiteto Dominique Perrault nasceu na França no ano de 1953. Formou-se na Escola Superior de Belas-Artes em 1978, na cidade de Paris. Perrault é membro da Academia de Arquitetura de França, Cavaleiro da Legião de Honra, Presidente do Instituto Francês de Arquitetura, Membro Honorário da Associação de Arquitetos Alemães e Membro do Real Instituto de Arquitetos Britânicos. Desde 1997, leciona nos Estados Unidos, Espanha e Suíça.

O Estilo Francês do Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba foi escolhido como uma das Sete Maravilhas do Brasil no ano de 2007

O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1991 e se tornou um dos principais pontos turísticos de Curitiba, capital do Paraná.

A Ousadia e Imponência do Edifício Dacon

#Arquiteturamundialemcapítulos Edifício Dacon A torre da Dacon desde a sua construção era a antiga concessionária VW-Dacon e leva esse nome até os dias de hoje. Localizado na esquina da Avenida Faria Lima com a Cidade Jardim, o Edifício Dacon é um marco arquitetônico na zona sul da capital de São Paulo, por sua estética ousada…

Pinacoteca- A Arte do Museu Artístico mais Antigo de São Paulo

#ArquiteturaMundialemCapítulos
A Arquitetura da Pinacoteca

O artista plástico Emanuel Araújo que estava à frente da Pinacoteca no ano de 1993, junto com os arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Wellinton Torres, começaram as reformas no antigo prédio do Liceu de Artes e Oficio.

As Flores Ornamentais da Bananeira Vermelha

#DicaPaisagismo
Bananeira Vermelha (Musa coccinea)

Plantadas em touceiras ou perto de muros e canteiros, agregam beleza, textura e um lindo colorido aos jardins.

 

A bananeira vermelha é um arbusto que apresenta grande valor ornamental, por causa das folhas verdes, lisas, largas e brilhantes. Cultivadas em maciços ou isoladamente, tanto à meia-sombra ou pleno sol, esta planta necessita de solo rico em matéria orgânica.

O Plano Diretor de Burnham para Chicago

#ArquiteturaMundialemCapítulos

 

Daniel Hudson Burnham difundiu a Arquitetura Neoclássica, popularizando o Estilo nos Estados Unidos.

 

Daniel Hudson Burnham 

O arquiteto e planeador urbano norte americano Daniel Burnham,  nasceu no dia 4 de setembro de 1846 e faleceu em 1 de junho de 1912. Trabalhou como diretor de trabalhos para a Exposição Universal de Chicago e liderou a criação dos planos diretores de várias cidades importantes, entre elas, Chicago e Washington D.C.

Hortênsia – Podas no Inverno para Florescer no Verão

 #DicaPaisagismo
A Hydrangea macrophylla é um arbusto semilenhoso, popularmente conhecida como  hortênsia, hidrângea ou rosa-do-japão.

De origem chinesa e japonesa, as hortênsias variam de 1,0 m a 2,5 metros de altura, com folhagens e florescimentos decorativos que são muito utilizados na área de paisagismo. As grandes folhas brilhantes e dentadas formam belíssimos arbustos.

Vai Reformar? Contrate um Arquiteto!

 

Obra não precisa ser sinônimo de “dor de cabeça”, só depende de sua escolha.

 

 

Umas das principais dúvidas na hora de construir ou reformar um imóvel é saber exatamente qual o tipo de profissional que é mais indicado para realizar uma obra. Nesse momento, muitos fatores devem ser levados em consideração, como a segurança da obra, dos funcionários, qualidade dos serviços, prazos e desperdícios de materiais.

Os Efeitos da Cinerária no Jardim

#DicadePaisagismo

A cinerária sem dúvida nenhuma é uma ótima opção para “iluminar” e chamar atenção para o seu jardim.

 

As vezes procuramos plantas para criar efeitos, realçar canteiros ou clarear determinada parte do jardim e esquecemos de utilizar a cinerária. Essa planta de origem norte americana possui folhas de cor cinza e uma textura que lembra “veludo”, provocando um efeito muito interessante quando é misturada com flores ou folhagens coloridas.

Lambari Roxo: A Forragem Densa e Vistosa

#DicaPaisagismo
Uma ótima opção para delimitar áreas dentro de um jardim

O Lambari roxo é uma planta de origem mexicana de até 20 cm de altura, rústica e que possui folhagem vistosa. Quando exposta a pleno sol, adquire um tom roxo-escuro, mas as suas folhas carnosas são verde-arroxeadas com riscos verde-claros na parte superior e roxo-brilhante na face inferior. A inflorescência não tem importância ornamental.

 

Concurso – Porto Olímpico do Rio de Janeiro

O Concurso que Preparou o Rio de Janeiro para Receber o Maior Evento Esportivo do Planeta

A região portuária da cidade do Rio de Janeiro sofreu inúmeras transformações para os jogos olímpicos do Brasil. O objetivo do concurso Porto Olímpico 2016, foi pensar na maneira que as obras poderiam ser utilizadas depois dos jogos.

Azulzinha: A Cobertura Vegetal para Substituir a Grama

DICA DE PAISAGISMO
Azulzinha

A Evolvulus glomeratus, mais conhecida como Azulzinha ou Evólvulo é uma planta nativa do Brasil e atinge à altura máxima de 30 cm.

No paisagismo é muito utilizada em maciços, vasos e jardineiras por ser uma planta pendente, mas também é empregada em bordaduras de canteiros e forração.

A Concepção de um Projeto para Ambientes Escolares

A Miliauskas Arquitetura realizou um projeto para uma escola em São Paulo e o grande objetivo era inspirar os alunos antes e durante as aulas de artes.

A Criatividade é uma qualidade adquirida desde a infância e será nessa fase que a criança buscará estímulos para desenvolver todo o seu potencial.  O meio e o ambiente de estudo é uma das áreas mais importantes no processo de criação, invenção e inovação.

Modifique os Espaços Pequenos com os Jardins Verticais

DICA PAISAGISMO – MILIAUSKAS ARQUITETURA

Os Jardins verticais foram criados para solucionar e modificar pequenos espaços, muros e paredes externas e internas, através de áreas verdes.

Este sistema reveste esses locais com plantas que podem ser irrigadas automaticamente ou manualmente, dependendo do tamanho do jardim.

Projeto da Miliauskas para uma Casa no Interior de São Paulo

 Projeto- Miliauskas Arquitetura

Um dos projetos realizados pelo escritório da Miliauskas Arquitetura foi essa casa no interior de São Paulo. A principal preocupação era atender as necessidades do cliente que precisava de uma casa confortável, prática e destinada ao lazer da família e dos amigos.